segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Conta Comigo

Um dos meus filmes favoritos de todos os tempos (entre os que eu vi, é claro!) é a adaptação do conto de Stephen King chamado Stand By Me (Conta Comigo, no Brasil). É o melhor entre todos os muitos filmes de aventura juvenil dos anos oitenta que, na década seguinte, virariam clássicos da Sessão da Tarde.
Depois da morte de um amigo, um escritor conta uma aventura de quando tinha doze anos, na pequena cidade de Castle Rock. Ele e mais três garotos enfrentam uma jornada para encontrar o corpo de um garoto local desaparecido. O filme mostra uma época de transição na vida dos quatro jovens, do fim da inocência ao início da idade adulta.
Conta Comigo concorreu ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado (perdeu a estatueta para Uma Janela Para o Amor) e está entre os 250 melhores filmes de todos os tempos de acordo com a média dos internautas do site Internet Movie DataBase
Nos últimos tempos, eu tenho percebido que alguns desses astros mirins dos filmes dos anos oitenta tinham certas "tendências para morrer jovem". Basta usar os exemplos de Jonathan Brandis e Corey Haim. Também foi o caso do ator River Phoenix, que interpretou Chris Chambers em Conta Comigo. O jovem ator morreu em 1993, aos 23 anos (curiosamente, muito mais novo do que o seu personagem no filme viria a morrer).
Lembro que o primeiro contato que tive com esse filme foi quando eu era moleque. Devia ter uns treze anos e, enquanto zapeava a TV tarde da noite, trombei com Conta Comigo, que estava passando na Band. Estava passando justamente o trecho em que Gordie conta a história de Bola-de-Sebo, mostrada em um dos videos abaixo. Contudo, só vi o filme completo alguns anos depois, na fase legal da Sessão da Tarde.
O DVD é relativamente difícil de encontrar, mas o vi à venda no site DVD World. Estou pensando se compensa comprar o DVD ou partir direto para o Blu-Ray.
Enfim...

Conta Comigo - trecho


Conta Comigo - trecho 2 - Bola-de-Sebo e o Vomitorama


Conta Comigo - trecho 3 - De guarda


Conta Comigo - trilha sonora
Stand By Me - Ben E. King

4 comentários:

R.Martuchi disse...

Muito bom...
Filme fantástico!!.. esta na minha galeria tb de melhores filmes

Augusto Fernandes Sales disse...

O estranho é que nem todo mundo conhece...

Robson Batt disse...

É um dos melhores filmes sobre o início da adolescência e a amizade.
Simples e maravilhoso!

Augusto Fernandes Sales disse...

Sem dúvida! Vale cada centavo gasto no Blu-Ray.