quinta-feira, 10 de maio de 2012

Origem Secreta - ou porque vim a ler meu primeiro "scan"

Nunca confie em si mesmo quando estiver passando por uma fase conturbada.

Quase todos os filmes que tenho em casa são originais. Isso não significa que eu tenha alguma ideologia específica contra DVD's piratas. Tenho bastante séries em DVD's comprados no que eu chamo de "feira nossa de cada dia". O fato de meus filmes serem em sua maioria originais acontece simplesmente por eu ser algo próximo a um colecionador.

Contudo, no que diz respeito a coisas para ler, sempre preferi o bom, velho, orgânico e anárquico papel. Ler pela tela de um computador, acho muito chato. Meus pouco mais de 1400 títulos - entre livros e HQ's - ocupam um espaço considerável no meu guarda-roupa e é assim que eu gosto.
Com a confusão que é o mercado editorial de histórias em quadrinhos no Brasil, de uns anos para cá tornou-se comum a existência dos scans - edições estrangeiras inéditas que foram escaneadas, traduzidas e tornaram-se disponíveis na internet. Como o meu interesse por quadrinhos de heróis diminuiu consideravelmente nos últimos cinco anos, nunca me dei ao trabalho de procurar tais scans.

Esse meu desinteresse pelas HQ's de heróis pode ser sintetizada pela questão que o jornalista Marco Moretti levantou em sua coluna na revista Wizard há alguns anos. A maioria dos personagens mais populares não passa de um monte de produtos. Sendo assim, a quantidade de títulos vendidos importa mais do que a qualidade das histórias, o que leva tais personagens a serem atualizados de tempos em tempos. Com exceção do Batman e sua intocável história Ano Um, a grande maioria dos personagens do universo dos heróis já teve sua origem recontada mais de uma vez.

De qualquer forma, nos últimos dias eu tenho tido, digamos, um certo tempo livre - coisa que eu espero que acabe o mais rápido possível. E, como recentemente descobri o blog especializado em scans Onomatopéia Digital, me aventurei um pouco nesse... hmmm... segmento alternativo? Talvez...

O Superman, se não é hoje (nem de longe) o meu personagem favorito, foi quem me trouxe ao mundo dos quadrinhos, há quase duas décadas. Voltando às questões dos personagens que têm suas origens modificadas várias e várias vezes, posso dizer que de lá para cá vi várias versões da gênese do Homem de Aço até se tornar o que é: a origem clássica de 1938, a de John Byrne na década de oitenta, a mostrada no seriado Smallville, a do filme de 1978 e a da HQ O Legado das Estrelas, escrita por Mark Waid. De todas, a minha favorita sempre foi a de Byrne, talvez por ter sido a versão "corrente" do Homem de Aço quando comecei a acompanhá-lo na época da Editora Abril.
Com todas as "crises" que o Universo DC sempre passa - assim como a Marvel - era questão de tempo até uma nova origem do Superman ser contada.
E foi em uma scan baixada no supramencionado blog que li a mais recente versão da origem do primeiro super-herói de todos os tempos, escrita por um dos bambambans das HQ's americanas, Geoff Johns.

Se houve uma jogada genial por parte de Johns ao recontar - de novo! - o início de carreira do Superman, essa jogada foi não inventar demais, não adicionar muitos novos elementos a uma história que todo mundo já conhece. Elementos esses que, se colocados em excesso, poderiam ser limados na próxima vez em que a mitologia do herói fosse "zerada". Muito ao contrário disso, Johns contou uma história com elementos de todas já contadas sobre o assunto. Não só isso, mas esses elementos mantidos pelo roteirista foram os indispensáveis ao universo do Homem de Aço. Mesmo a cena em que Clark salva Lana Lang de um tornado na primeira temporada de Smallville é mostrada em Origem Secreta (aliás, por que origem secreta? o que há de tão secreto nisso?). Ou a existência de Lex Luthor em Smallville, mostrada na série de TV e em O Legado das Estrelas, que foi ignorada na versão de John Byrne.

O saldo final é que, apesar de eu não gostar de o mesmo personagem ter várias origens, achei Origem Secreta a mais completa sobre o Superman até agora. Equipara-se à história do Homem-Aranha do universo Ultimate.

Para baixar Origem Secreta, clique aqui.

Nenhum comentário: