quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Os 20 Maiores Filmes de Todos os Tempos - 7º The Matrix (1999)

 - Nunca deixe que um humano faça o trabalho de uma máquina.



É, até hoje, um dos que mais abalaram a indústria do cinema.
Cheio de referências à cultura pop e metáforas, Matrix inovou sobretudo nos aspectos técnicos e visuais. A cena em que o protagonista Neo desvia-se de várias balas vindas de diferentes ângulos tornou-se uma das mais famosas da história.
Assim como manda a cartilha-dos-filmes-de-ficção-científica, Matrix é uma verdadeira viagem, embora não trate de um tema inédito na sétima arte. A questão do "mundo dominado pelas máquinas" já é antiga e tem em O Exterminador do Futuro o maior exemplo. Aliás, a escritora Sophia Stewart processou os realizadores das séries Matrix e O Exterminador do Futuro com base na afirmação de que ambas franquias foram baseadas em um roteiro seu, escrito em 1983 sob o título de The Third Eye. Mesmo tendo perdido o processo, ela continua a dizer que, tanto John Connor quanto Neo são duas versões de um único personagem da sua história.

BEM-VINDO AO MUNDO REAL

Neo é um programador durante o dia e um "pirata de computador" durante a noite. Internamente, vive questionando sua própria realidade, até que é contatado pelo lendário hacker conhecido como Morpheus - procurado pela polícia como terrorista. Morpheus mostra a Neo que tudo à sua volta, toda a vida na qual que ele cresceu acreditando ser a verdadeira, não é real. Tudo isso não passa de um grande programa de computador de proporções gigantescas que gera uma realidade virtual na qual todos vivemos conectados. No mundo real, dominado por uma raça de máquinas, a humanidade não passa de fonte de energia eletroquímica enquanto "dorme" e sonha com a Matrix. Morpheus acorda Neo para a verdadeira realidade e deposita nele a fé de que é O Escolhido para liderar a rebelião dos humanos contra as máquinas.

Matrix é um raro caso de ficção-científica que mescla um bom argumento com ótimas (mesmo!) cenas de ação, tudo isso complementado pelas duas sequências que fecham a história, Matrix Reloaded (2003) e Matrix Revolutions (2003).

The Matrix (1999)
Matrix
Dirigido e escrito por Andy Wachowski e Lana Wachowski(Wachowski Brothers)

Keanu Reeves
Laurence Fishburne
Carrie-Anne Moss
Hugo Weaving


Vencedor de 4 Oscars: Edição, Efeitos Visuais, Som e Edição de Som
Vencedor de 2 BAFTA's: Efeitos Visuais e Som.
Indicado a outros 3 BAFTA's: Fotografia, Edição e Design de Produção

Data de estréia no Brasil: 21 de maio de 1999

Matrix (1999) - trailer



Fotos







Um comentário:

Lidia Sales disse...

Todos os filmes protagonizados por "Keanu Reeves", que assisti, gostei, quais sejam, a trilogia Matrix, Doce Novembro, A casa do Lago, Constantine.Todos representam diversão garantida.