segunda-feira, 11 de março de 2013

Morricone

Adoro cinema e, suspeito que um dos motivos disso seja o fato de que um dos charmes da sétima arte seja a mistura de vários ingredientes artísticos - cênicas, efeitos visuais, trilha sonora, etc. Justamente por adorar também música, acho que as trilhas cinematográficas extremamente importantes para se fazer um bom filme.
Há quase dois anos, fiz um apanhado geral dos grandes compositores e montei um post com algumas de suas obras mais famosas. Na ocasião, disse que nenhum deles (Williams, Goldsmith, Horner...) devia absolutamente nada às grandes feras da música clássica (Beethoven, Mozart, Bach...).
O italiano Ennio Morricone, hoje com 84 anos, foi o responsável por compor a trilha de mais de quinhentas produções (!!!), entre séries de TV, filmes, curtas, e outros. Apesar de seu trabalho mais conhecido ser a trilha dos famosos spaghetti western de Sergio Leone, Morricone já afirmou gostar de trabalhar com vários gêneros, "pra não correr o risco de ficar entediado".
Além da música da Trilogia dos Dólares - Por um Punhado de Dólares (1964), Por uns Dólares a Mais (1965) e Três Homens em Conflito (1966), Morricone também compôs a trilha de Era Uma Vez no Oeste (1968), Era Uma Vez na América (1984), Os Intocáveis (1987) e Missão: Marte (2000). Para se ter uma idéia do respeito que muita gente "graúda" do mundo do cinema tem por ele, o diretor nerd Quentin Tarantino usou bastante coisa do trabalho de Morricone em faroestes para montar a trilha sonora da saga Kill Bill (2003-2004). No mundo da música, a banda Metallica já fez uma versão rock do clássico The Ecstasy of Gold.
Abaixo, fiz um apanhado de seus temas mais famosos.
The Good, The Bad and The Ugly (1966) - tema principal
Três Homens em Conflito




The Untouchables (1987) - tema principal
Os Intocáveis


The Untouchables (1987) - trecho de Al Capone




C'era una volta il West (1968) - Claudia's Theme
Era Uma Vez no Oeste




C'era una volta il West (1968) - Cheyenne



C'era una volta il West (1968) - Man with Harmonica



Once Upon a Time in America - Deborah's Theme



The Good, The Bad and The Ugly (1966) - The Ecstasy of Gold



Per un Pugno di Dollari (1964) - tema principal
Por um Punhado de Dólares



Per qualche dollaro in piú (1965) - tema principal
Por uns dólares a mais


Nenhum comentário: